Pacientes são identificados com cores associadas à gravidade de cada caso, destacando a prioridade dos atendimentos emergenciais
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Urgência e Emergência (RUE), implementou um novo modelo de classificação de urgência no Pronto-Socorro Municipal (PS). O novo procedimento utilizará pulseiras para identificar o grau de urgência dos pacientes.
A classificação de risco já existe há bastante tempo no PS, porém, com a utilização das pulseiras, os pacientes também poderão saber o grau de urgência e o tempo previsto de espera para o atendimento.
As pulseiras serão colocadas no paciente já na triagem, pelos enfermeiros que já foram treinados para identificar a classificação de risco.
O protocolo funcionará da seguinte maneira: pulseira vermelha: prioridade “zero”, apontando tempo de espera de até 15 minutos, ou o encaminhamento direto à sala de emergência; amarela, a prioridade “um”, com tempo de espera entre 15 e 30 minutos; verde como prioridade “dois”, estipulando a consulta entre 30 e 120 minutos; e a azul, prioridade “três”, que prevê um tempo entre 120 e 240 minutos.
O secretário municipal de saúde, Pedro Ishi, pontuou que o protocolo busca garantir um atendimento resolutivo, organizando as atividades do PS de acordo com as necessidades mais urgentes. “Queremos garantir uma admissão humanizada e proporcionar o cuidado que cada paciente exige, no tempo adequado e com as condições necessárias. A adoção deste novo modelo é mais uma importante melhoria na saúde do nosso município, que vem se desenvolvendo nessa área, com a oferta de novos serviços e mais equipamentos públicos”, destacou.
Texto: Leandro Rodrigues
Créditos da foto: Glaucia Paulino/Secop Suzano
Comments