top of page

Saúde realizará Dia D de vacinação neste sábado

Iniciativa servirá para atender a população que ainda precisa complementar o esquema vacinal


Neste sábado (17), a Secretaria de Saúde de Suzano, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, realizará o Dia D de vacinação. Estarão abertos, entre 8 e 16 horas, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Stelina Maria Barbosa, no bairro Miguel Badra; Prefeito Alberto Nunes Martins - CS2, no centro; e Tabamarajoara; assim como as Unidades da Saúde da Família (USFs) Maria Inês Pinto dos Santos, no Jardim Revista; Vereador Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim; e Marcelino Maria Rodrigues, no Jardim Brasil.

Os munícipes poderão aproveitar a oportunidade para complementar o esquema vacinal, e receberem as doses contra doenças como o novo coronavírus (Covid-19), poliomielite, gripe, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, pneumonia, febre amarela e meningite, entre outras. Para receber a imunização, é necessário comparecer ao posto de saúde com um documento de identidade com foto e a carteirinha de vacinação.

No dia 15 de abril, a Secretaria de Saúde organizou o primeiro Dia D do ano. Neste, 18 unidades fixas de saúde estavam disponíveis para os cidadãos, além de mais cinco postos volantes de atendimento ao público. A ação ocorrida em abril resultou na administração de 3.011 vacinas contra o vírus Influenza, causador da gripe, e 827 doses contra o novo coronavírus.

Também no dia 17, acontecerá a segunda fase da vacinação casa a casa, com visita ao bairro Jardim Colorado. Esta iniciativa serve para verificar se há atrasos de vacinas de outras doenças para registro em documento e posterior acompanhamento pela unidade de saúde de referência. A ação teve sua primeira etapa realizada entre março e maio, quando 1.563 doses foram administradas e 1.121 pessoas vacinadas; no começo de junho, a pasta deu início à segunda fase.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica, José Landim, ressaltou que o Dia D é uma das várias estratégias que vêm sendo adotadas para ampliar a cobertura vacinal em Suzano. “Quando abrimos as unidades aos sábados, os profissionais de saúde estão exclusivamente voltados para a imunização, tornando o processo mais rápido e acolhedor. Neste sentido, nossa expectativa é alta, visto que as pessoas que não conseguem comparecer durante a semana terão a chance de se imunizar”, afirmou.


Texto: Leandro Rodrigues

Créditos da foto: Glaucia Paulino/Secop Suzano

Comentários


bottom of page