Pasta investiu na infraestrutura dos equipamentos
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba divulgou um balanço das ações realizadas na área ao longo do ano. Seja em atendimentos, exames, cirurgias, campanhas de vacinação e reformas de unidades, o saldo dos trabalhos da pasta em 2024 foi positivo.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), foram realizadas 326,5 mil consultas eletivas e 838,2 mil exames laboratoriais. Um dos principais instrumentos de descentralização e agilidade nos atendimentos, a carreta Mais Exames Itaquá, realizou 17,3 mil ultrassonografias, 6,5 mil radiografias e 1,4 mil eletroencefalogramas, totalizando 25,3 mil exames.
A pasta também ampliou o acesso ao planejamento familiar na cidade promovendo 1,4 mil cirurgias, sendo 440 laqueaduras e mil vasectomias. Já o programa Melhor em Casa atendeu, ao longo do ano, 68 pacientes com dificuldade de locomoção.
Uma das prioridades foram as campanhas de vacinação. A cidade manteve alto índice de aplicações, com destaque para as campanhas contra a dengue e gripe. Foram aplicadas 19 mil doses contra a dengue, sendo 13,2 mil da primeira dose e 5,7 mil da segunda. Já contra a gripe, 79,3 mil doses foram aplicadas.
O destaque também ficou com a reformulação e investimento na infraestrutura dos equipamentos. A gestão priorizou a modernização das unidades com três reformas em andamento: a UBS Recanto Mônica, 75% concluída, além da UBS Centro e a USF Miray, ambas 80% concluída.
"Estamos avançando em todas as frentes, desde o atendimento à infraestrutura, para garantir mais acesso e dignidade à população. Nosso compromisso é continuar ampliando e qualificando os serviços", destacou o secretário de Saúde, Gabriel Rocha.
Implantada para desafogar as unidades de saúde e garantir atendimento para pacientes com síndromes gripais e sintomas de dengue, a pasta inaugurou a Upinha, na Vila Virgínia. O hospital de campanha atendeu 5 mil pessoas durante o funcionamento. Ao todo, foram 2,7 mil atendimentos médicos, 1,5 mil exames rápidos de dengue e 274 testes de Covid-19.
Outro avanço nos trabalhos ocorreu na saúde mental com o registro de mais de 150 mil atendimentos no Ambulatório de Saúde Mental e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) II e Infantojuvenil.
"Itaquá está se modernizando e nos trilhos para o desenvolvimento, e é claro que a saúde seria prioridade. Vamos continuar trabalhando para tornar o serviço ainda mais eficiente e com qualidade para a população", completou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Dayane Oliveira (vacinação e Upinha) e Eduardo Borges (reforma das UBSs)
Kommentare