top of page

Portelão ganha espaço exclusivo para pessoas com Transtorno de Espectro Autista

Local funcionará de segunda-feira a sábado e será utilizado para atendimentos em áreas que contribuem com o desenvolvimento pessoal e reuniões de pais


Texto: Leandro Rodrigues  Créditos da foto: Luana Bergamini/Secop Suzano
Texto: Leandro Rodrigues Créditos da foto: Luana Bergamini/Secop Suzano

Nesta segunda-feira (09/10), a Prefeitura de Suzano realizou uma cerimônia especial dentro do Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão, para inaugurar oficialmente o espaço direcionado a pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

A administração municipal, por meio das Secretarias de Governo e de Esportes e Lazer, em conjunto com a UFA, entidade composta por familiares de pessoas com TEA, trabalharam para a concepção do local, que foi estruturado para proporcionar atendimentos multidisciplinares nas áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia ABA (abordagem terapêutica focada no comportamento), Psicomotricidade, Odontologia e Neurologia. Profissionais voluntários receberão crianças e jovens entre segunda e sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, em horário que ainda está sendo trabalhado.

O espaço é composto por duas salas, sendo que uma será direcionada às atividades sensoriais, com decoração mais alegre e brinquedos estimulantes, e a outra com caráter mais reservado, para atendimentos que exigem foco, relacionados à Fonoaudiologia e Psicologia ABA. Atualmente a UFA tem três profissionais para trabalhar de forma voluntária no espaço, além deles há dois terapeutas ocupacionais, um fisioterapeuta e um dentista. Estudantes também devem compor quadro por meio de estágios em parceria realizada com universidades.

Em termos de acolhimento dos pais, o espaço será a sede das reuniões e rodas de conversas sobre os serviços e atendimentos. No local, os munícipes também conhecerão mais sobre a UFA e poderão realizar inscrição para terem acesso aos serviços. Atualmente, a entidade acolhe 538 pessoas com autismo cadastradas com laudo, e cerca de 150 estão em processo para receberem o documento. Ou seja, a expectativa é de atender mais de quase 700 pessoas no novo espaço, neste primeiro momento.

O equipamento localizado no Portelão se soma a outros serviços oferecidos pela administração municipal para o público com autismo, como a natação terapêutica na Piscina Municipal do Parque Max Feffer, para 300 alunos da UFA; o atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino, para 300 alunos nas escolas; o polo exclusivo no Monte Cristo e a emissão de 400 unidades da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

O prefeito de Suzano, destacou que a administração municipal tem trabalhado em políticas inclusivas, que buscam dar o suporte necessário para que os munícipes possam se desenvolver. “Somos parceiros da Apae, do Centro de Convivência, da Aadvis, da União Família Azul e das demais entidades que prestam um serviço grandioso em nossa cidade. Quero cumprimentar os profissionais que atuam para garantir melhores condições de vida para os nossos cidadãos. A prefeitura está ao lado de todos, trabalhando para proporcionar o atendimento necessário e garantindo o acolhimento que todos merecem”, ressaltou Ashiuchi.


Texto: Leandro Rodrigues

Créditos da foto: Luana Bergamini/Secop Suzano

Comments


bottom of page