Mogi das Cruzes está entre as cinco cidades brasileiras contempladas pelo Fundo de Ação Climática para Jovens, programa lançado nesta quarta-feira (10) pela Bloomberg Philanthropies, e que fornecerá assistência técnica e financiamento para projetos com foco em soluções climáticas e que sejam desenvolvidos por jovens com idade entre 15 e 24 anos.
O nome de Mogi das Cruzes, e de outros quatro municípios brasileiros, está no comunicado oficial divulgado pela entidade filantrópica e que lista as 100 cidades do mundo que tiveram seus projetos aprovados para receber recursos para o financiamento de projetos. Na primeira fase, a cidade receberá 50 mil dólares (aproximadamente R$250 mil).
A conquista para os jovens mogianos é resultado da presença do prefeito Caio Cunha na COP 28, a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, realizada em dezembro do ano passado nos Emirados Árabes.
Durante o evento internacional, Mogi das Cruzes participou do Estúdio de Inovação de Prefeitos, onde a Bloomberg Philanthropies lançou o programa para financiar ações que envolvam a Juventude e o Meio Ambiente.
No Estúdio de Inovações de Prefeitos, Caio Cunha assinou um documento de compromisso público para o desenvolvimento do Plano de Descarbonização e Resiliência às Mudanças Climáticas de Mogi das Cruzes, em sintonia com o Mogi 500 Anos.
O projeto da cidade foi selecionado e, agora, oficialmente contemplado. A expectativa é que na próxima etapa, o município seja contemplado com mais 100 mil dólares para a execução destes projetos populares.
“Estamos trabalhando para colocar Mogi das Cruzes na rota do desenvolvimento e os esforços também estão no planejamento para lidar com os desafios ambientais. Precisamos pensar e estimular iniciativas que terão impacto a longo prazo dentro da nossa cidade, como forma de contribuição para o mundo”, disse o prefeito Caio Cunha.
Iniciativas de sensibilização, educação, investigação e desenvolvimento, além de projetos de mitigação e adaptação climática liderados por jovens, são algumas ideias para o desenvolvimento dos trabalhos.
“Recebemos a notícia com entusiasmo, o nome de Mogi das Cruzes foi elevado a nível mundial, e os protagonistas desses projetos serão os jovens, que vão impulsionar iniciativas que serão notadas pelas próximas gerações. Mais uma vez, estamos conectando a juventude da nossa cidade a projetos relevantes. Nossos jovens são talentosos e merecem que seus projetos sejam valorizados”, reforçou o secretário de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres.
Mogi das Cruzes foi convidada a participar da COP 28 pela Bloomberg Philanthropies, sem nenhum custo para o município.
Apoio da Fundação Bloomberg
O Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies tem o objetivo de envolver jovens entre 15 e 24 anos no desenvolvimento, produção e governança de soluções climáticas urgentes, focando em projetos que abordem desafios climáticos locais. O Fundo oferece assistência técnica e financiamento a prefeitos ao redor do mundo para apoiar essas iniciativas. Lançado no contexto da Cúpula de Ação Climática Local COP28 em 2023, busca avançar no progresso climático global e local, fornecendo novas ferramentas para que prefeitos engajem jovens na resolução de problemas climáticos e na formulação de políticas.
A Bloomberg Philanthropies investe em 700 cidades e 150 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização concentra-se em cinco áreas principais para criar mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública.
Comments