Mogi das Cruzes foi selecionada para participar do Programa Global de Inovadores Locais. A iniciativa é promovida pelas organizações RIL, CoLab, Vía Educación e Ashoka, comprometidas com valores como a inovação sistêmica, a liderança colaborativa e a transformação das cidades. O programa de inovadores locais capacita e acompanha equipes formadas por lideranças de governos locais e empreendedores sociais para colaborar e cocriar iniciativas coletivas de impacto sistêmico em suas cidades.
A equipe de Participação Social da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica da Prefeitura de Mogi das Cruzes (SEPLAG), juntamente com a Rede de Conhecimento Social, foi selecionada para vivenciar esta experiência transformadora.
O secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, explica quais serão os próximos passos do trabalho: “Nos próximos seis meses, os integrantes desse equipe estarão, por meio de uma metodologia de inovação sistêmica e acompanhados por um time de facilitadores, mentores e especialistas, desenhando e desenvolvendo com uma comunidade global uma solução para um dos desafios prioritários de participação social de Mogi das Cruzes”, explica.
Ele complementa dizendo que o município estará se unindo a uma rede global para olhar os desafios da cidade de uma forma diferente, planejando estratégias de maior impacto, cultivando novas habilidades para a mudança e incorporando ferramentas de liderança colaborativa e inovação sistêmica.
Reconhecimento internacional
A participação de Mogi das Cruzes no Programa Global de Inovadores Locais é mais uma conquista que se une às ações da atual gestão para projetar o nome de Mogi das Cruzes no cenário internacional.
A cidade é a única do Estado de São Paulo e uma das duas do país, ao lado de Fortaleza, a representar o Brasil em nível mundial sobre o uso de dados na gestão pública. A certificação What Works Cities foi anunciada no dia 21 de junho e ocorre a partir de um rigoroso padrão de excelência para governos locais bem gerenciados e orientados por incorporar dados ao trabalho do governo local, a fim de oferecer melhores resultados aos seus cidadãos.
A certificação foi anunciada diretamente de Nova York, no portal da Bloomberg Philanthropies e está disponível no link ao final da matéria.
A certificação foi alcançada por meio de um conjunto de iniciativas de implantação de práticas inovadoras de dados qualitativos para entender melhor as necessidades dos moradores, com programas como o Participa Mogi, Quitanda Social e Detetives do Nosso Bairro.
Cerca de 275 cidades tiveram suas práticas de dados avaliadas de acordo com esses critérios. Até junho de 2023, apenas 62 cidades receberam o certificado. O programa de certificação What Works Cities foi lançado em 2017 pela Bloomberg Philanthropies e liderado pela Results for America, sendo o primeiro padrão de excelência para um governo local bem gerenciado e orientado por dados.
Comments