top of page

Legislativo homenageia jornalistas em Moção de Aplauso

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (08), a Moção nº. 57/2025, que homenageia o “Dia do Jornalista”, celebrado nesta segunda-feira (7). A homenagem, de autoria da vereadora Inês Paz (PSOL) e com a adesão de todos os parlamentares, reconhece a importância do trabalho jornalístico para a consolidação da democracia e o fortalecimento da cidadania.


Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Câmara Municipal de Mogi das Cruzes

A Moção destaca a atuação dos jornalistas como "trabalhadoras e trabalhadores que asseguram, com coragem e responsabilidade, o direito coletivo à informação, enfrentando cotidianamente desafios como censura, violência, precarização do trabalho e desinformação."


Além de celebrar a data, a Câmara Municipal, por meio da Moção, presta seu reconhecimento aos profissionais do jornalismo local e nacional, e saúda os veículos de imprensa da região que atuam com compromisso público, entre os quais: o Diário de Mogi, Mogi News, O Diário de Suzano, Gazeta Guaianases, Jornal A Semana, Notícias de Mogi, Rádio Metropolitana AM/FM, Rádio Bandeirantes Mogi, TV Diário, Jornal de Jundiapeba e sites e canais independentes de jornalismo local.


Inês Paz usou a tribuna para falar sobre a importância da data. “O dia nasceu em memória ao médico e jornalista Libero Badaró, assassinado em 1830 por suas posições políticas. Infelizmente, a imprensa que procura ser imparcial acaba sofrendo perseguição até os dias de hoje. O mesmo ocorreu com o jornalista Vladimir Herzog. É triste, mas atualmente muitas fake news são espalhadas. Precisamos fortalecer o bom jornalismo, aquele bem investigado e de interesse público. Parabenizo a todos os jornalistas que fizeram história para defender a liberdade de imprensa”.


O documento será encaminhado à Associação Brasileira de Imprensa (ABI), à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), aos veículos de imprensa mencionados e às universidades e faculdades que oferecem cursos de jornalismo na Região.

Comentarios


bottom of page