A nova unidade escolar atenderá aos alunos do ensino fundamental e também toda a comunidade
O maior complexo educacional de Mogi das Cruzes foi inaugurado neste sábado (29), em Jundiapeba. A nova unidade escolar atenderá aos alunos do ensino fundamental e também toda a comunidade, trazendo um conceito de educação integral na cidade, proporcionando vivências em diferentes espaços educativos.
“Essa é uma escola completa como Jundiapeba merece. Tem salas de dança, música, espaço maker e toda a estrutura que os nossos alunos precisam para se preparar para o futuro. E ainda tem uma quadra poliesportiva, uma biblioteca e piscina coberta e aquecida para que toda a comunidade também se desenvolva com muita saúde, cultura e lazer”, contou o prefeito Caio Cunha.
A Escola Viva Jundiapeba será um espaço para vivências educacionais inovadoras e um novo polo de desenvolvimento para o bairro e toda a cidade. No âmbito educacional, a unidade representa uma nova abordagem em Mogi das Cruzes, que atenderá alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, em período integral, e disponibilizará cursos e atividades para toda a comunidade.
“Olhar para esse espaço deixa o nosso coração feliz. Mais do que a consolidação do nosso trabalho, essa unidade escolar representa a educação que acreditamos, que serve não só às nossas crianças, mas toda a comunidade. Toda essa estrutura de qualidade é de cada um que mora em Jundiapeba”, celebrou a secretária de Educação, Marilu Beranger, que estava acompanhada da adjunta da Pasta, Mariane Prestes.
O complexo educacional será composto por três andares, incluindo 15 salas de aula, uma sala de recursos multifuncionais, seis salas especializadas (Laboratório de Ciências e salas de Artes, Jogos, Inovação Tecnológica, Música e Dança) e sete ambientes de aprendizagem (Biblioteca, Auditório, “Cantinho da Leitura”, Sala de Estudos/Descanso e Horta), além de Quadra Poliesportiva e Piscina coberta. O prédio também contará com espaços de convivência, área administrativa e serviços.
Para abrir e fechar o evento e agitar a comunidade, a inauguração contou com apresentações da Banda Marcial da EM Astréa Barral Nébias (Jundiapeba), do projeto Pra Ver a Banda Passar, e das Bandas Escolares do Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi (Jundiapeba) e EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda (Parque Olímpico), do projeto Pequenos Músicos, além do Quarteto de Cordas formado pelos professores do projeto Pequenos Músico.
Marlene da Silva MaldonadoA Escola Viva Jundiapeba tem como patronesse uma educadora que contribuiu com a educação municipal por mais de 20 anos: Marlene da Silva Maldonado, que iniciou sua obra social em Mogi em 2000, quando inaugurou na Vila Natal a primeira creche “Sementinha”.
A unidade contava com o trabalho voluntário de professoras e cozinheiras, entre outros colaboradores, para atender a 12 crianças cujas mães precisavam trabalhar, mas não tinham com quem deixar seus filhos. A partir de 2004, passou a ser subvencionada pela Prefeitura, sendo uma das pioneiras a conquistar a subvenção pública.
Hoje, o Instituto Sementinha atua na cidade de Mogi das Cruzes nas áreas de educação infantil com duas creches subvencionadas além de projetos esportivos e culturais em diferentes bairros da nossa cidade e já impactou e transformou a vida de milhares de crianças e famílias nestes 24 anos.Marlene faleceu em 2020 e deixou um legado de amor, fé e dedicação à família, amigos e comunidade, que compareceram à cerimônia de inauguração da unidade escolar. Também estiveram presentes secretários, diretores de unidades escolares municipais e vereadores.
Escola Viva BotujuruÀs vésperas da inauguração da Escola Viva Jundiapeba, no dia 24, a Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou aos moradores do Botujuru o projeto da nova unidade escolares que será construído no bairro. Esta será o segundo maior complexo educacional da cidade.
Com área total de construção de 5.956,00 m², a escola estará localizada na Rua Quinze de Novembro e atenderá a cerca de 290 alunos do ensino fundamental em período integral. A estrutura contará com salas de aula e para oficinas, áreas de convivência, espaço de brincar naturalizado, horta, biblioteca, ginásio poliesportivo, auditório e piscina.
Comments