Prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário de Saúde, Pedro Ishi, dentre outras autoridades, participaram da cerimônia realizada nesta terça-feira (05/11); espaço contará quase 200 leitos e receberá pacientes do Cross
Nesta terça-feira
(05/12), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, oficializou a entrega do Hospital Regional do Alto Tietê, instalado nas dependências do antigo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Com 179 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o local atenderá pacientes encaminhados via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) e contará, neste primeiro momento, com clínica médica, clínica cirúrgica e ortopedia.
No total, foram entregues nesta terça-feira os 99 leitos que compõem o Bloco C do hospital. Eles se juntam aos demais leitos já existentes para aumentar a capacidade do equipamento e facilitar o atendimento à população. A entrega do hospital representa a regionalização dos serviços de saúde na região do Alto Tietê, tirando a necessidade dos cidadãos de se deslocarem até outras cidades da Grande São Paulo.
O governo do Estado investiu R$ 18,2 milhões só em 2023 para concretizar a entrega do Bloco C. Além dos leitos, o local conta ainda com ambulatório, salas multidisciplinares, sala de radiografia, consultórios, recepção e serviço de diagnóstico. Será gerido pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e receberá casos de média e alta complexidades, promovendo procedimentos cirúrgicos e exames como tomografias computadorizadas, ultrassonografia, radiografia, análises clínicas, entre outros serviços. O custo para manter o hospital está estimado em R$ 6 milhões por mês e a previsão é de que a carga total de leitos esteja funcionando até fevereiro.
O governador afirmou que a entrega do hospital é importante para atender e dar esperança às famílias que vão procurar o local e frisou que se trata de uma promessa de campanha cumprida. “A gente sabe que vidas serão salvas, que pessoas aqui vão ter esperança. Estamos falando de leitos, tomógrafo, ressonância, exame de imagem, e estamos falando de um corpo clínico e técnico dedicados. Saber que isso aqui está sendo entregue após 30 anos deixa a gente muito satisfeito. Falamos que entregaremos na campanha e hoje isso está sendo concretizado”, declarou Tarcísio de Freitas.
Texto: Leandro Rodrigues
Créditos da foto: Luana Bergamini/Secop Suzano
Comentários