Encontro faz parte da programação especial em alusão ao mês da Consciência Negra
A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba foi palco de uma roda de conversa sobre antirracismo e de uma oficina de turbantes na terça-feira (21), liderada pela artista plástica Vera Maria Cláudio. O evento faz parte da programação especial em alusão ao mês da Consciência Negra e contou com a participação de 50 alunas do ensino médio da E. E. Durval Evaristo dos Santos.
Para além de suas expressões artísticas, a palestrante Vera Fênix, como é conhecida, realiza trabalhos de formação continuada para professores e no apoio a Organizações Não Governamentais (ONGs) da região. Todos os seus trabalhos tem por objetivo combater o racismo estrutural e a discriminação, além de fortalecer os laços culturais e promover a diversidade.
"É uma grande honra para a Secretaria de Cultura receber uma oficina ministrada pela Vera, que é referência quando o assunto é valorização da cultura afro. Nossa casa está de portas abertas para ações como essa, que pautam a educação e a conscientização da nossa própria história", disse a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.
A oficina de turbantes ressaltou a beleza dessa tradição e reforçou a importância da inclusão e do respeito às raízes afro na comunidade local, sobretudo a questão da resistência da etnia afrodescendente no Brasil e no mundo. Esse é mais um passo importante da cidade, que vem se destacando com ações de promoção da diversidade e valorização cultural.
"Esse encontro desempenha um papel significativo como expressão cultural, ferramenta de empoderamento e reconhecimento da identidade. Itaquá hoje tem uma equipe empenhada para promover e ampliar ações como essa. É um trabalho de extrema importância", completou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Eduardo Borges
Opmerkingen